Abordagens pedagógicas inovadoras: as questões do espaço e do método
João Filipe Matos
Professor Catedrático e Investigador
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Obteve o doutoramento e a agregação em Educação na Universidade de Lisboa. Leciona no Instituto de Educação da mesma universidade, onde é professor catedrático e coordena o mestrado em Educação e Formação na especialidade de e-Learning e Formação à Distância, o mestrado em Ensino da Informática e o programa de doutoramento FCT Technology Enhanced Learning and Societal Challenges. Desde 1984, lecionou nas universidades de Lisboa, Madeira, Açores, Cabo Verde e Macau diversos cursos no domínio da utilização das tecnologias digitais na educação, da educação matemática e das metodologias de investigação. Coordena o e-Learning Lab da Universidade de Lisboa e o Centro de Competência em Tecnologias e Inovação do Instituto de Educação. Coordenou 14 projetos financiados nacional e internacionalmente e participou numa variedade de projetos internacionais, nomeadamente no projeto iTEC (Innovative Technologies for an Engaging Classroom), financiado pela CE, sendo atualmente investigador responsável do projeto Technology Enhanced Learning @ Future Teacher E-ducation Lab, financiado pela FCT (2016-2019). Ainda no Instituto de Educação, foi presidente da Assembleia do Instituto e é membro do Conselho Científico do mesmo, coordenando a linha de investigação Educação, Tecnologia e Sociedade.