Autonomia e Flexibilidade Curricular como oportunidade para uma escola em tempo de mudanças
Ariana Cosme
Professora e Investigadora
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, é professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da mesma universidade, onde coordena mestrados, cursos de pós-graduação e de formação contínua de professores e integra a coordenação do Observatório de Vida nas Escolas e do Programa de Mentoria.
Perita externa em escolas TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) e em Projetos-Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP), é também avaliadora da Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) na avaliação externa de agrupamentos de escolas e associada, desde 1980, do Movimento da Escola Moderna Portuguesa.
Foi consultora do Ministério da Educação para o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, do qual é a avaliadora externa.
Autora de diversos livros e artigos, entre os quais Autonomia e Flexibilidade Curricular — Propostas e Estratégias de Ação e Cidadania e Desenvolvimento- Propostas e Estratégias de Ação (em coautoria com Rui Trindade), ambos publicados pela Porto Editora.
Os seus interesses de investigação passam pela mediação sociopedagógica no âmbito de contextos educativos formais, pelas práticas pedagógicas inovadoras ao nível da gestão curricular e do processo de ensino-aprendizagem e pela formação de professores.